domingo, 8 de novembro de 2009

Carteira

Boa tarde!
Nossa... estou bem nervosa!
Vou tentar postar meu primeiro PAP (bem... já coloquei um sobre vaso com meia, mas era bem simples...)
Como é minha primeira vez, espero que consiga explicar tudo certinho...
Acho até que exagerei na quantidade de fotos, mas não queria deixar nenhuma dúvida!
Aí está minha carteira:
Eu procurei na internet por algum modelo, mas não achei como queria.
Esse modelo (e as medidas) eu fiz meio que no olho, tomando como base uma carteira do meu filho, em que ele guarda umas bobeirinhas.
Não sei se, sem querer, acabei plagiando alguém - se fiz, além de pedir desculpas, peço que me avise e eu darei os créditos!
A primeira que eu fiz foi essa com tecido de Matrioshkas - que é minha!
Mas, como não sabia se daria certo, não fotografei. (Fotografei minha carteira no dia certo... Não é sempre que tenho uma "oncinha" dentro dela... hehehe)
Então, depois de pronta, minha mãe me pediu pra fazer uma pra ela - novidade... hehe
Então, aproveitei para fotografar!
---------------------------------------------------------------------------

Bem... vamos ao PAP! (clique nas imagens para aumentar)

Para começar, risquei as peças na entretela. Achei mais simples, porque é branquinha e daria para ver as anotações necessárias.
São três peças: Peça 1 - Capa da carteira (9 x 23 cm); Peça 2 - Divisória para Dinheiro (18 x 23 cm); e Peça 3 - Divisórias para Cartões (27 x 23 cm). Nessa última peça, já aproveitei para riscar as dobras para colocar os cartões (5,5cm - 4,5 cm - 5,5 cm - 4,5 cm - 7,0 cm) - Na figura tá explicadinho...
Depois de cortar a entretela, fui juntando ao tecido. Primeiro a capa da carteira; passei e cortei as sobras do tecido.
Depois, as divisórias para dinheiro e cartões. Do mesmo jeito: passei - pra colar a entretela - e cortei o excesso.
Aqui não tem segredo - tirei fotos demais mesmo... hehe
Depois das três peças prontas, começam as dobras. A peça 2 é simples: basta dobrá-la ao meio. Coloquei um pano sobre ela e passei o ferro para ficar bem marcado. Depois, a peça 3: a primeira dobra, com 7,0 cm (última foto).
Coloquei um pano sobre a peça e passei o ferro (para marcar).
A segunda dobra mede 4,5 cm. Ao dobrar, vai ficar 2,5 cm abaixo da margem da peça (2ª foto).
Marque com o ferro e faça a segunda dobra, pelo avesso.
Ao fazer a dobra, vai ficar 1,0 cm abaixo da margem - pelo avesso (4ª foto). Dobre até o final.

Após as dobradas, a peça vai ficar com os mesmos 9 cm das outras.
As três peças estão prontas para a montagem, que será feita conforme a 3ª e 4ª fotos (primeiro a peça 1, a peça 2 dobrada e a peça 3 já com as dobras).
Apesar de cortar as peças com 23 cm, no final a peça terá 21,5 cm. Deixo essa "sobra" para eventual acertos após as dobras. Então, antes de montar, eu acerto o tamanho (5ª foto).

Começa a costura. Primeiro, passo um costurinha nas extremidades da peça 3 (nada muito complicado; apenas para facilitar a costura). Depois, pelo avesso, costuro a parte dos 7 cm (a que fica 2,5 cm acima da dobra) com a peça 2.
Após a costura, vinco com o dedo e faço uma costura pelo direito, para dar acabamento.
Agora, hora de costurar o restante da carteira.

Encaixo a peça 1 e passo um zigue-zague por toda a peça (tudo pelo lado direito - o viés vai cobrir isso tudo).
Também aproveito para fazer uma costura no meio da peça 3, para separar os cartões (pode se feito antes).

A carteira está praticamente pronta. Observe se a costura foi feita direitinho e se não há nenhuma peça pelo avesso. Tudo certo, passe a carteira dos dois lados.

Aproveite para vincar a carteira, dobrando-a ao meio. Desse jeito, você já terá uma idéia de como vai ficar depois de pronta.
Prepare o "fecho". Dobre um pedaço de tecido (mais ou menos uns 6 x 8 cm) como um viés. Ele vai ficar com 1,5 cm de largura. Passe uma costura nas laterais.
Agora, as extremidades. Para a parte que vai fechar a carteira, basta dobrar uma pontinha e costurar (qualquer desfiadinho, o velcro vai cobrir). Já para a parte que vai ser costurada na carteira, você deve dobrar uns 2 cm e passar uma costura. depois, costure na carteira conforme as fotos.

Pronto! Você já vai perceber como ficou o fechamento!
Depois de terminar essa parte, eu arredondo os cantos - fica muito mais fácil de passar o viés!

Agora, aplicar o viés! Eu começo com um zigue-zague, e depois, passo uma costura reta. Para facilitar, viro o viés e passo o ferro para deixar tudo no lugar certinho...

Depois é só costurar! Os acabamentos (o arremate do fecho e o velcro) eu faço com cola para tecido.

E aproveito meus tic-tac para isso (eles são mais leves e fáceis de manusear que os pregadores!).
Após o tempo de secagem da cola, a carteira está pronta!

E aí???
Consegui explicar tudo certinho???
Me avisem - aí eu tento colocar mais PAP's aqui!
Ah! E se alguém fizer, me mande a foto, tá?
Beijo da Lú!
P.S.: demorei 3 horas para conseguir postar isso! O Victor não me deu trela hoje! Tá um chato...

Um comentário:

Zelia disse...

Como vc é habilidosa e criativa!
Estou amando teu blog!